cromeleque dos almendres

 Hoje foi concretizado um projecto falado há muitos anos e por muita gente.

Estão de parabéns a empresa que apresentou a candidatura aos fundos europeus do turismo, a câmara e a junta de freguesia que cederam os terrenos, o turismo e a direcção regional que apoiaram e vão continuar a investir neste Centro Interpretativo do Cromeleque dos Almendres!
Este conjunto megalitico, dos mais importantes do mundo, já merecia uma atenção especial que permita não só o seu conhecimento como também a sua preservação! Sim porque é preciso preservar este património milenar que é de todos! E para isso é preciso dinheiro, dinheiro publico que se juntou ao privado e que levou à concretização deste projecto.
O cromeleque dos Almendres é um exponente máximo da cultura na região que me é particularmente querido, ali passei muitas tardes a apreciar o por de sol, ali fui muitas madrugadas para ver o seu nascer. Durante a minha adolescência este e o alto de S. Bento eram lugares onde um grupo enorme de adolescentes passavam horas à conversa ou só a contemplar a natureza, que na cidade não era possível apreciar. Nesse tempo, ainda sem se falar tanto na preservação da natureza, no lixo ou na poluição posso afirmar-vos, e há aqui no fac vários amigos que o podem confirmar, no final de cada passeio, quer num espaço quer no outro (Almendres ou alto de S. Bento) sempre deixamos o lugar limpo, sem papeis, sem beatas, sem garrafas. Vivíamos o espaço, usufruímos dele, mas deixávamos a natureza sem vestígios da nossa passagem. Não me perguntem porquê, pois não saberia dizer-vos, só sei que assim era.
O Cromeleque dos Almedres assistiu hoje ao nascimento do seu centro interpretativo, agora há que continuar o trabalho. Como sugestão deixo aqui algo que já vivenciei em varias partes do mundo...Que tal uma cancela e a cobrança de uma quantia simbólica que sirva para conseguir arrecadar verbas para a sua conservação? Sim, porque o património vale por si só, mas colocado à disposição do turismo pode criar mais valias que o ajudem a manter!
Só um aparte, adorei as palavras da Directora Regional da Cultura pena não terem sido gravadas!
Agora façam a vossa parte e vão até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

alceu valença - 2025

Nao sei o que é desigualdade na 1ª pessoa...nunca soube! -2017

mas que fresca mondadeira -2023