Évora

 Aprendi a amar a cidade de Évora, o seu centro histórico e a sua historia com Tulio Espanca. Ele passou-me, e a muitos outros, a paixão pelos edifícios, pelos monumentos, pelas ruas,pelas pedras da calçada e pelo Alentejo. Esta minha paixão é tão grande, que quando vejo gente que tem papel decisor na cidade a cometer, autorizar ou faltar ao respeito a esta minha cidade, fico enfurecida. Se pudesse expulsava-os daqui! E isto já me aconteceu algumas vezes. Por outro lado, quando vejo o seu contrario é como se me adoçassem o coração!

Foi o que me aconteceu ontem no debate sobre o Centro Histórico e o seu Futuro, promovido pela União de Freguesias do Centro histórico.
Não só me alegrei com a Junta que promoveu o encontro, que acho de extrema importância, como me agradou as linhas de intervenção defendidas pelo Vereador Eduardo Luciano, que demonstrou também a sua paixão pela cidade que escolheu para viver. Mas o que me adoçou o coração e alegrou a minha noite foi a intervenção da Directora Regional de Cultura do Alentejo Ana Paula
Ana Amendoeira
Ja há muito sabia que era uma mulher de grande conhecimento sobre historia, sobre o Alentejo e sobre a Cultura, mas a paixão que colocou na sua intervenção sobre o Alentejo, sobre a centralidade de Évora e a sua importância nas ligações do território, derrubou-me. Não é comum, um interveniente publico demonstrar esse tipo de paixão e empenho na defesa do património material e imaterial da nossa região, e muito menos comum foi a afirmação proferida por Ana Paula Amendoeira de que " A cultura é um Bem Absoluto" e a das cidades históricas vai ser o que nos salvara no futuro!
Ontem, sai daquele debate de coração cheio! Ontem sai daquela sala com a esperança renovada em quem decide os destinos políticos e culturais da cidade e da Região! Ontem foi um bom dia, o meu muito obrigado ao Presidente da Junta, João Bilou, ao Vereador Eduardo Luciano e à Directora Regional da Cultura do Alentejo Ana Paula Amendoeira!
Bem Ajam e bom trabalho, convosco a cidade, não tenho disso duvidas, tem futuro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

alceu valença - 2025

Nao sei o que é desigualdade na 1ª pessoa...nunca soube! -2017

mas que fresca mondadeira -2023