A educação tem sido feita ao sabor das teorias da Educação. 1º era a do posso quero e mando dos adultos sobre os filhos! Depois nos anos quentes da Revolução, foi um pouco ao sabor do vento, um sopapo alternava com uma liberdade adquirida na época, um pai mais austero contrapunha a um pai amigalhaço! Nos anos 80, chegou a vez de se dar aos mais novos tudo o que queriam, deixar fazer tudo para os não traumatizar e jamais dizer não!
A Escola correspondeu sempre, 1º eram as reguadas por cada erro, seguiu-se o passar tudo e todos não importava como e por fim a selecção por capacidades! Para formar a geração mais bem capacitada do País!
Esta geração começou a ser criada nos bancos da Escola primaria, onde a selecção das crianças era feita pela profissão dos pais. Salas de filhos de professores e doutorados, Salas de operários, salas de filhos de funcionários públicos e por ai vai...Sei do que falo. Logo na 1ª classe e depois da directora da Escola de S. Mamede ter detectado o erro, fui chamada para transferirem a minha filha para uma sala mais de acordo com ela. Não deixei! Na sala em que estava só tinha aulas de manha, dava-se com meninos de outros estratos sociais e aprendia a brincar a coisas a que não estava habituada. A família brigou comigo, a directora chamou-me imatura! Mas ela teve 4 anos de grande felicidade, aprendeu a ler, escrever e tudo o resto. No 7º ano não tivemos sorte, não se enganaram na inscrição e colocaram a rapariga numa turma de elite. Tentei muda-la durante 3 anos, nunca consegui. Fui insultada por pais que achavam que eu era louca por a querer tirar da melhor turma da escola. Fui criticada pelos parentes, porque não queria que ela tivesse acesso a todas as ferramentas possíveis para uma grande carreira, fui repreendida e contrariada pelos directores da escola que não entendiam como podia eu não me sentir previligiada por ter a menina no meio da nata da escola. Só não fui criticada por ela, que achava aqueles meninos um tédio, que detestava a rivalidade das notas, que odiava o quadro de honra e que se sentia fora de agua.
O Secundário correu melhor. A escolha na área das ciências fez com que se mantivesse ao lado de alguns desses génios, mas vieram outros que apesar da selecçao feita ate então, eram realmente muito inteligentes, mas que não viviam para a rivalidade, para as notas, queriam também viver!
Há minha filha a coisa correu-lhe bem. Mas a muitos dos selecionados e protegidos pela nova teoria de educação, nem por isso. Quando não conseguiram entrar no curso que queriam, perderam o norte. Outros conseguiram, mas hoje são seres anti- sociais que vivem para as carreiras. E na grande maioria, são seres egoístas, que tem péssimas relações com os pais, deixaram a cidade e não tem laços de amizade com ninguém! Não se interessam pelo que acontece no mundo! Não são solidários com nada nem ninguém! Só se preocupam com eles e com as suas conquistas!
Hoje a teoria da educação mudou, vamos ver como sairão os novos jovens das escolas, dos lares e como se irão comportar perante o Mundo!

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