as festas das ferias -2023

 A proximidade das férias de Natal, trouxe-me à memória as minhas férias de adolescente. Vivíamos à espera das férias, numas porque íamos rumo aos festivais, outras porque íamos acampar, as de Natal, bom...as nossas férias de Natal, talvez devido ao frio e à chuva, ou, porque os pais não nos permitiam ir para longe, eram passadas de festa em festa, fazíamos encontros nas garagens deste e daquele, trocávamos presentes, escutávamos música. Havia as mais famosas, as mais concorridas, as mais pequenas e as mais seletivas.

As do Palácio do Vimioso, na época ainda propriedade privada e não da Universidade, era das mais seletivas. Era preciso, termos convite e estes eram poucos, comparado com as outras.
Mas eram tarde memoráveis. A Garagem, transformada em salão de festas, tinha colunas de som, luzes de discoteca, cadeirões e mesinhas de apoio, uma pista de dança, onde no centro por cima estava instalada uma bola de espelhos, novidade na altura.
Tínhamos 3 festas na semana do Natal, 3 na da passagem de ano. Os dias alternavam tendo em conta as festividades oficiais.
Começavam por volta das 15h e terminavam às 19:30, dando tempo a que corrêssemos para casa para jantar, se bem que jantar depois daquelas tarde era difícil. Por volta das 17, vinha um grupo de empregadas da casa principal levar lanches fabulosos, bolos, pãezinhos, compotas, brioches, frutas, chã, sumos, chocolate quente, tudo a que tínhamos direito. Bebidas alcoólicas não levavam, era proibido, mas atrás da mesa do disco jockey, (o amigo que nesse dia estava de serviço à música) havia sempre muita bebida comprada pela "vaquinha" que fazíamos antes das festas começarem.
Nessas tardes, ouvíamos as músicas novas que chegavam de Inglaterra, França e América. Dançávamos tardes inteiras enquanto a chuva caia lá fora e o frio cortava a pele de quem se atrevia a vir ao pátio para ver as luzes da Sé.
Grandes tardes as do Vimioso, grandes ferias...
E tudo isto veio-me à memória porquê? Porque hoje na rádio passou Paul Anka, um dos que eram passagem obrigatória nestas festas!
Boas Festas a todo@s.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

alceu valença - 2025

Nao sei o que é desigualdade na 1ª pessoa...nunca soube! -2017

mas que fresca mondadeira -2023