Os jeitinhos do funcionario publico
Em conversa com um funcionário de uma câmara com a qual ja trabalho há alguns anos, fiquei a saber que este ano só gastaram 300€ com o Carnaval lá do burgo.
Estava este jovem muito contente por terem conseguido fazer a actividade com a população, os funcionários camarários e sem custos.
Realmente é de louvar o empenho de todos. E dizia-me ele, assim conseguiria melhor nota no final do ano.
Pois percebo...cada um faz por si. Os presidentes querem os orçamentos mais pequenos, com as mesmas ou mais actividades, os funcionários precisam de desenvolver actividades cada vez melhores com menos dinheiro e por isso a solução em vez de ser exigir do governo mais condições é colocar outros para trabalhar de borla! Quer seja as populações, quer sejam funcionários camarários que apesar de não serem essas as suas funções dão um "jeitinho" e fazem as coisas.
Isto estava tudo bem se com esta solução nao se estivesse a tirar trabalho aos profissionais das áreas envolvidas!
Quando se fazem estes malabarismos o que estamos a fazer é a roubar o trabalho a gente que fez disso a sua profissão e que vai ter dificuldades graves para pagar as contas.
E se hoje os funcionários das instituições, não sendo as suas atribuições, fazem o trabalho de outros profissionais estão a abrir o precedente para que amanha outro colega seu acumule à sua função uma outra, retirando alguns postos de trabalho.
Sei que somos um povo que não pensa nas consequências dos seus actos, que só pensa em como cumprir as ordens ou resolver os problemas imediatos. Mas esta nossa forma de actuação trouxe-nos ate aqui...e o que temos é péssimo.
Comecemos então a pensar quais as consequências futuras dos nossos jeitinhos e enfrentemos quem de direito exigindo condições e dinheiro para fazer as coisas. Deixemos de dificultar as vidas uns dos outros simplificando as vidas dos homens do poder
Quanto aos homens do poder que defendem os trabalhadores, e que muitas vezes também entram nessas, aconselho-vos a ponderar muito bem no que estão a fazer, é que trabalhadores não são só os funcionários públicos há os outros que vocês muitas vezes prejudicam, sem querer, por querem fazer coisas sem terem capacidade económica para isso!
Pensem bem para onde querem levar este país! E se quiserem leva-l a bom porto exijam condições a quem está nos governos. Nao se dobrem, lutar pelos outros é lutar por nós, mesmo que pareça que não!
E muitas vezes deixar de fazer as coisas é fazer melhor!
Comentários
Postar um comentário